Como ser um ótimo vendedor
Muitas pessoas acreditam que o domínio e a persuasão para vender sejam privilégios de apenas um pequeno grupo de pessoas. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode ser um grande vendedor. Não é necessário ter cursado as melhores universidades, mas é preciso estar qualificado. Nem sempre a experiência é o fator decisivo que faz de alguém um excelente profissional nesta área, mas é necessário conhecer os atalhos para não perder tempo e esforços. Então, se você for novato como vendedor, não fique relutante, ser um grande vendedor está ao alcance de qualquer um.
Um bom vendedor reúne uma dose acertada e equilibrada de diversos fatores, já o ótimo vendedor também sabe a hora exata de usar cada um deles. Além das tradicionais qualidades que são esperadas de um profissional, como pontualidade, boa aparência, facilidade em expor opiniões e capacidade de saber ouvir e tomar boas decisões, um vendedor, para ter sucesso no que faz, precisa demonstrar capacidade de mentalizar os atributos de um produto ou serviço e mesmo os defeitos que eles apresentam. Seja o crítico e o defensor de seu produto. Use as críticas para melhorá-lo e os elogios para apresentá-lo aos clientes e ao público em geral. É preciso, sem sombra de dúvidas, que o ótimo vendedor saiba o que o mercado está pensando sobre o que ele está vendendo e o sobre o que o concorrente está oferecendo.
Quais são os diferenciais que a marca que você trabalha oferece? Como o seu produto/serviço se encaixa na necessidade das pessoas? Como é possível apresentar o que você está vendendo como a solução de um problema daquela pessoa? É preciso levar isso em conta na hora de conquistar o cliente e ajudá-lo a se decidir no momento da compra.
É necessário também que o um bom vendedor saiba como agir antes, durante e após uma venda. É interessante notar que a maioria dos vendedores não se preocupam com o pós-vendas. A partir do momento em que o cliente optou pelo produto, o vendedor simplesmente o ignora, ou reluta em dar a mesma atenção que ofereceu antes da venda. Isso é um erro que impedirá que o cliente volte a comprar com você. Afinal de contas, a confiança e o relacionamento que um bom vendedor constrói são umas das chaves para abrir a porta do sucesso nesta profissão.
Qualificar-se e aprender os atalhos para realizar grandes vendas é primordial. Como dito no início do texto, não é necessário frequentar grandes universidades para aprender a vender mais e melhor. Porém, realizar um curso e se qualificar é muito importante para que o vendedor conheça quais são as maneiras corretas para vencer objeções, conquistar clientes, se relacionar com eles e melhorar a abordagem.
Procurando criar um conteúdo que realmente reunisse as fórmulas necessárias para vender com qualidade, nós desenvolvemos um curso gratuito, focado em transformar qualquer pessoa em um grande vendedor. O conteúdo desse curso é abrangente com lições relacionadas ao convencimento e a persuasão na hora da venda, além de muitos outros temas. Para saber mais e realizar a sua inscrição, basta acessar o site wfourcursos.com/vendas. Nós teremos o imenso prazer em ajudar você a aprender a vender de maneira incrível e eficiente.