5 práticas ultrapassadas que os líderes devem abandonar imediatamente

Em muitos de nossos posts sempre temos ressaltado a dificuldade do mercado de trabalho em formar grandes líderes. Talvez este tipo de profissional seja o mais difícil de ser encontrado, deixando as empresas reféns de muitos profissionais que nem sabem como liderar um pequeno projeto.
No entanto, ainda que para ser um líder é necessário estar cercado de habilidades e qualidades, qualquer profissional pode assumir esta função com qualidade, responsabilidade, inteligência e eficiência. Basta que cada um tenha vontade em aprender a liderar. Mas tome cuidado para não aprender com líderes que não se reciclaram e ainda insistem em métodos ultrapassados e antiquados.
Nós separamos 5 práticas ultrapassadas que os líderes devem abandonar imediatamente. Se você ainda não é um líder, preste atenção para nunca cometer estes erros.
1. O hábito de fingir que sabe de tudo
Todo mundo sabe que ninguém sabe de tudo. Então, por que insistir em ter a atitude arrogante de quem sabe de tudo o que está acontecendo dentro da empresa? Prefira adotar atitudes que incentivam a confiança mútua para que outros possam saber de coisas que você não sabe e o informar sobre isso.
2. Política de tolerância zero para com os erros
Se você quer ser um líder e trabalhar com pessoas, como pode ser intolerante quanto aos erros? Qualquer profissional irá cometer um deslize seja ele quem for. Assim, esteja atento a como eles encaram cada erro e o que fazem para procurar não os cometer novamente.
3. Conduzir um negócio apenas pensando no lucro
As empresas inovadoras e que possuem um plano de negócios para serem bem sucedidas por muito tempo não visam exatamente o lucro, nem trabalham analisando somente ele. O lucro deve ser a consequência de um ótimo trabalho. Foque em fazer com que sua equipe, seus serviços e seus produtos atendam da melhor maneira possível os seus clientes.
4. Escolher pessoas medíocres
Abandone a ideia de contratar pessoas que fazem apenas o que lhe é pedido. Você, como líder, também precisa ir além. Aposte nas pessoas que procuram fazer mais e não apenas o que lhe é incumbido.
5. Pensar que a tecnologia não faz diferença
Nunca subestime o poder que a tecnologia possui para melhorar a produtividade da sua empresa e apresentar soluções para o seu negócio e para seus clientes. Você pode economizar muitos recursos por inserir simples tecnologias no cotidiano de sua equipe.