3 coisas essenciais para conciliar as tarefas de mãe com a vida profissional

Se você é uma mãe que trabalha em período integral é digna de elogio por conseguir, de maneira geral, conciliar sua vida doméstica com os afazeres profissionais. Infelizmente muitas mães não se comportam como deveriam no ambiente de trabalho, colocando os interesses de seus filhos em pauta em horários inapropriados. Ainda há aquelas que por trabalharem de maneira exagerada, deixam de educar e passar tempo precioso com seus filhos, algo que jamais voltará.
Mas qual é a melhor forma de conciliar a vida de mãe com a vida profissional? Certamente você deve estar pensando que essa não é uma tarefa fácil. Por isso é preciso seguir algumas dicas para conseguir obter a melhor maneira de gerenciar seu tempo para que, tanto sua vida familiar como profissional, possam caminhar em perfeita harmonia.
Abaixo você encontrará três coisas importantes que você deverá fazer com o objetivo de conciliar suas tarefas de mãe com a sua vida profissional.
Admita que você precisa de uma folga
Você precisa estar com a mente e o corpo em equilíbrio para conseguir se sair bem no papel de mãe e profissional competente de maneira simultânea. Isso não é fácil, mas é possível. Por isso, vez por outra, tire um tempo para que você fique sozinha e cuida apenas de si mesma, sem interferências de atividades extras. Certamente isso ajudará em sua concentração e foco nas metas que você traçou para ter uma rotina equilibrada.
Aprenda a delegar
Você não pode fazer tudo para todos. Por isso é necessário delegar funções e pedir o auxílio de outras pessoas. Sua família tem um papel importante na hora de administrar o tempo que você não tem com seu filho. São eles que cuidarão dele em sua ausência. Se você optar por uma babá para cuidar de seu filho, certifique-se que ela cumprirá a rotina devidamente para que você não perca tempo com práticas que você pagou para serem feitas.
Já no trabalho, se você tiver um cargo de liderança, poderá delegar algumas tarefas para sua equipe. Não faça isso de maneira que irá sobrecarregá-los. Antes, uma boa dica, é escolher um profissional por semana que irá lhe auxiliar mais de perto em atividades da empresa. Essa é uma maneira de aliviar sua carga e ainda assim treinar seus funcionários para novas atividades.
Concentre-se no seu tempo
Assim como todas as pessoas, você tem 24 horas por dia para suas atividades. Distribua suas responsabilidades como profissional e mãe durante todo dia. É essencial que esta dica seja colocada em prática. Sem organização e planejamento você não chegará aos resultados esperados e, dificilmente, equilibrará sua vida pessoal com a profissional. Se você marcou um compromisso com seu filho, cumpra-o, mesmo que deixe de fazer outras atividades. Lembre-se que filhos são mais compreensíveis quando você se esforça, no mínimo, em fazer o que lhes prometeu.
Em seu emprego, não perca tempo com conversas fúteis com seus colegas. Antes, procure adiantar seus afazeres para que nos próximos dias você tenha menos trabalho e uma carga mental equilibrada para aproveitar o final de semana com sua família.