5 dicas para deixar seu perfil no LinkedIn atraente para as empresas
Muitos profissionais tem apostado no LinkedIn como uma grande fonte de oportunidades de trabalho, em especial, nas posições e cargos executivos. No entanto, por conta da inexperiência na rede, ou mesmo pela falta de conhecimento, alguns acabam cometendo erros expressivos que mancham toda uma boa reputação profissional e um bom currículo.
Por conta disso, é importante estar atento a como anda o seu perfil no LinkedIn, pois, mesmo que você não utilize a rede social para procurar empregos, os recrutadores estão cada vez mais interessados em saber o que você faz na Internet, ainda mais se você possui um perfil no LinkedIn.
Com base nas 5 dicas abaixo você poderá potencializar as chances de seu perfil no LinkedIn chamar a atenção dos recrutadores e ser mais atraente para as empresas. Veja as dicas abaixo e aplique em seu perfil.
Manter o perfil atualizado
É muito importante que você mantenha o seu perfil atualizado, mesmo que você esteja desempregado. É importante que seu perfil contenha as suas experiências profissionais e as funções que você exercia em cada um dos cargos que já ocupou. Além disso, sempre que possível atualize as suas Atualizações com informações relevantes e textos que realmente sejam benéficos para outros que acessam a rede. Lembre-se que o LinkedIn não é o Facebook. Por isso, tome cuidado com o que postar.
Foto apresentável
Nada de colocar fotos de biquíni na praia ou de bermuda jogando futebol com os amigos no perfil do LinkedIn. Não se esqueça que o LinkedIn é uma rede social para profissionais. Por isso, esteja atento às imagens que você escolhe para o seu perfil. Coloque imagens que refletem a sua serenidade, com boa vestimenta e apresentável. Quando não existe uma foto no perfil do LinkedIn, isso gera desconfiança e provavelmente você não será escolhido por aquele recrutador que está analisando os currículos com base na rede social.
Mantenha bons contatos
Manter bons contatos no LinkedIn pode render várias oportunidades para você. Adicione o maior número de contatos possível, mas que sejam entre pessoas que trabalham na mesma área que você ou que você conheça. Não saia pedindo solicitação para pessoas que não tem nada a ver com o seu trabalho e que você nem mesmo conhece. Contudo, adicionar o máximo de contatos que você puder pode fazer com que você alcance o amplo mercado de trabalho e de oportunidades que existem. Utilize a ferramenta de busca do LinkedIn com palavras-chave que se relacionem com o seu trabalho.
Responda as solicitações
Sempre responda as solicitações que você receber, salvo em casos especiais. Qualquer solicitação no LinkedIn merece ser considerada e respondida. Como em qualquer rede social, interaja com seus contatos. Dessa forma, será mais provável que você receba recomendações e consequentemente torne o seu perfil, um perfil campeão na rede.
Coloque informações sobre trabalhos voluntários
Os recrutadores tem a tendência de olhar com muito apreço para os perfis que possuem trabalhos voluntários. Se você nunca trabalhou como voluntário em algum projeto, pode incluir no seu perfil algo relevante que você fez na sua vida profissional sem ter recebido nada por aquilo. Também selecione as ONGs e instituições que você apoia. Mostre que você não é indiferente com as coisas que acontecem no mundo.